Alunos de Santo André terão tablets nas salas

A Prefeitura de Santo André inicia amanhã a entrega de tablets (computador portátil com tela sensível ao toque) para alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Trata-se de projeto piloto que beneficiará alunos das 5ª séries de duas unidades de ensino. A ação integra segunda fase do Formadores do Saber, programa desenvolvido em parceria com a Fundação Santo André.

A ideia é que os tablets chegem às demais 5ª séries das 51 escolas já no próximo ano. Até lá, também está prevista a capacitação dos docentes pelos profissionais da Fundação.

Entre as duas unidades de ensino beneficiadas está a Emeief Professora Therezinha Barros Nosé, na Vila Alpina. A partir do segundo semestre, cerca de 40 estudantes da escola contarão com o tablet.





O Formadores do Saber atende a 17 mil alunos e 1.000 docentes da 1ª a 5ª séries do Ensino Fundamental do município. Além de material didático, o programa, que ganhou o Prêmio Destaque do Ano 2011 – Guia do Estudante, do Santander Universidades, oferece portal para capacitação dos docentes, além de atividades on-line para as crianças.

Na região, duas cidades já oferecem apoio tecnológico a seus alunos. São Caetano distribuiu, em 2010, 7.000 netbooks – investimento de R$ 30 milhões – para alunos a partir do terceiro ano do Ensino Fundamental. Em São Bernardo, foram entregues no ano passado 15 mil netbooks para uso de 43 mil estudantes com idade entre 9 e 10 anos e também do EJA (Educação de Jovens e Adultos) – custo de R$ 5,1 milhões.

DIFICULDADES

Para que a inclusão da tecnologia na rede de ensino seja positiva é preciso projeto pedagógico adequado, avalia o professor livre docente da Faculdade de Educação da USP Roberto da Silva. Na visão do especialista, ainda há dificuldade por parte do poder público em oferecer infraestrutura, assistência técnica eficiente e professores capacitados.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário