Cães e gatos são castrados para Feira de Adoção em Santo André

Para fechar o mês de aniversário de Santo André, a 4ª Feira de Adoção de Animais 2013 coloca 78 bichinhos sem lar à disposição, neste domingo (28), das 10h às 15h, no Parque Central, Vila Assunção. Os cães, mais uma vez, são maioria: 53, sendo 28 filhotes e 25 adultos. São 25 gatos, apenas quatro adultos. Com exceção dos filhotes com menos de cinco meses, todos os animais são entregues pela Prefeitura de Santo André castrados para se evitar, principalmente, o abandono e o aumento da população canina e felina nas ruas.

Em Santo André, a Gerência de Controle de Zoonose, órgão vinculado ao Departamento de Vigilância à Saúde, possui convênio para esterilização de animais com algumas clínicas veterinárias da cidade, além da própria Uipa (União Internacional Protetora dos Animais). A parceria é antiga no município, desde julho de 2003, inclusive foi pioneira entre as prefeituras do Grande ABC.

O que acaba sendo, na maioria das vezes, fator determinante para o adotante na hora de escolher o animal na feira. A pessoa evitará os custos da castração em uma clínica particular. O valor varia em relação ao peso, sexo, anestesia e estado de saúde do animal a ser submetido à cirurgia. Basicamente, segundo os profissionais, uma esterilização de cão macho, de até seis quilos, sai, no mínimo, R$ 163, e de gato, R$ 138.

Mas a importância da castração dos animais vai além dos custos. “Para evitar doenças e mesmo crias indesejadas”, afirmou a médica Carla Cristina Gonçalves Maistro, proprietária da Toca Clínica Veterinária, um dos estabelecimentos comerciais conveniados com a Zoonose de Santo André. Desde 2006, a profissional mantém a parceria com a Administração. E acrescentou: “A Prefeitura tem esse cuidado, além de preocupação, de encaminhar os animais da Zoonose para a esterilização em clínicas conveniadas e especializadas com centros cirúrgicos”.





Aproximadamente 2.400 animais foram esterilizados na Clínica Veterinária Medcão, de propriedade dos médicos Alberto Soiti Yoshida e Raquel Marconi, em dez anos de parceria com a Zoonose de Santo André. Indagado sobre a importância do convênio com o Poder Público, Yoshida destacou o controle populacional. “Atualmente, a questão de proliferação de animais, principalmente os chamados errantes, é tratada como preocupação de saúde pública”, avaliou o profissional, ao lembrar que Santo André é pioneira no trabalho de castração com clínicas na cidade de Santo André particulares.

Para a veterinária Sandra Padovani, da Zoonose de Santo André, o convênio é extremamente importante com os parceiros. “A esterilização traz benefícios ao próprio animal, inclusive para prevenção dos tumores de mama e de testículo. E também deixa o cão ou o gato mais saudável e menos agressivo”, apontou.

A professora Silvana Bueno Gomes, defensora das causas de proteção aos animais, clama ainda por leis mais rígidas para o controle da população de cães e gatos abarrotados nos quatro cantos das cidades. “Infelizmente, as próprias pessoas não têm a consciência para o ato simples de castração do animal”, avaliou.

Além de esterilizados, os bichinhos deixam a feira com o RGA (Registro Geral de Animal), vacinados, vermifugados e de banho tomado.

O interessado terá de assinar um termo de responsabilidade de adoção.

Para ficar com o animal, a pessoa deve ter mais de 18 anos, apresentar o documento de identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço no nome do proprietário. Outra recomendação da Zoonose é levar coleira e guia para cães e caixa transporte para gatos – pode ser de papelão.

4ª Feira de Adoção de Animais
Data: domingo (28/4)
Horário: das 10h às 15h
Local: Parque Central (Rua José Bonifácio, s/n. Vila Assunção)

Fonte: Prefeitura Municipal de Santo André





Deixe seu comentário