Falta d’água atinge Pq.das Nações em Santo André

Moradores do Parque das Nações, em Santo André, convivem há um mês com oscilações no fornecimento de água em pelo menos quatro ruas: Palestina, Etiópia, Alasca e China. O problema é mais frequente na parte alta do bairro.

O problema piorou no fim de semana, quando os intervalos sem água aumentaram e os moradores decidiram improvisar para conseguir cumprir as tarefas do dia a dia, como cozinhar, tomar banho e lavar roupa. Uma construção situada na Rua Etiópia foi a saída para alguns moradores passarem o fim de semana sem apertos. “Nos forneceram tonéis de água e usamos para lavar roupa e a casa. Mas não para beber. E ainda informaram os moradores que a falta de água acontece porque o reservatório está vazio. O que temos a ver com isso? Pagamos nossos impostos. Nem em ano de eleição os políticos estão preocupados”, disse o palestrante José Carlos Bonfim, 54, que mora em prédio de oito apartamentos.

Todos os moradores endossaram a queixa. “Um funcionário chegou a dizer que a demanda é maior que a oferta, que a região cresceu e atraiu muitos prédios”, completa. A reclamação, segundo moradores, não pode ser verbalmente comunicada ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) porque apenas uma mensagem é transmitida aos moradores durante a ligação.

Os munícipes reclamam do relógio que marca o consumo de água. O equipamento, segundo eles, não para de funcionar mesmo com a interrupção no fornecimento de água. Indignados, pedem o ressarcimento dos dias que foram prejudicados pela falta do serviço. “Da torneira só sai ar. É só pressão. Vão cobrar do fim do mês do mesmo jeito”, disse uma aposentada, que preferiu não se identificar.





Ontem à tarde, além das reclamações da população, a equipe do Diário flagrou dois caminhões do Semasa pelas ruas do bairro. Questionados, os funcionários se limitaram a informar que a manutenção programada era para desentupimento de canos de esgoto.

Procurado, o Semasa informou que as oscilações no fornecimento de energia elétrica, de responsabilidade da Eletropaulo, provocaram o desligamento do conjunto de motobombas. A autarquia admitiu que o problema ocorre de forma pontual nos últimos dias.

O Semasa afirmou ainda que vai notificar a concessionária para avaliar os motivos da queda de energia e solicitar reparo. A AES Eletropaulo declarou que em nenhum momento houve falha na transmissão de energia proveniente de sua rede. Segundo a empresa, as duas oscilações constatadas no fornecimento ocorreram sábado e domingo na rede de transmissão que é de responsabilidade da Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista).

Manutenção interrompe fornecimento na cidade de Diadema

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) fará intervenção programada na Estação de Tratamento de Água Rio Grande, reduzindo a vazão de água durante todo o dia de amanhã no Grande ABC.

Em Diadema, a Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) aproveitará a oportunidade para realizar serviços de manutenção no sistema de abastecimento. Haverá interrupção no fornecimento de água a partir das 8h.

A normalização do abastecimento se dará de modo gradual a partir das 20h. No entanto, a Saned alerta que em algumas regiões mais altas, o fornecimento poderá ser restabelecido até a manhã de quinta-feira.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário