Família foi feita refém em Santo André

Três pessoas, inclusive uma mulher grávida de sete meses, foram feitas reféns na manhã da última quarta-feira (09/01), durante uma tentativa de assalto a uma residência na rua Rio Preto, 279, Bairro Valparaíso, em Santo André. A ação foi descoberta graças a uma vizinha que viu os quatro suspeitos armados rendendo um dos moradores do imóvel e ligou para a polícia. Após uma hora de negociações, João Carlos Gomes, 20 anos, Rafael Silva, 18 anos, e Christopher Godoy, 25 anos, se renderam e um conseguiu fugir pelo telhado da casa. O fugitivo não foi localizado até a publicação desta matéria.

O crime ocorreu por volta das 7h desta quarta, quando um dos moradores saia de carro para trabalhar e foi cercado pelos quatro suspeitos armados com pistolas ponto 40 e calibre 45, ambas de uso restrito de forças policiais, armadas ou de colecionadores. Três suspeitos entraram com o morador, enquanto o quarto ficou em frente do imóvel fazendo a segurança do grupo.

Uma vizinha viu a ação dos criminosos e ligou para o 190, telefone de emergências da Polícia Militar. “A resposta da polícia foi imediata, em cerca de 5 minutos a polícia chegou. O delegado veio, inclusive, a pé para cá”, revelou Fabio Ferreira, 32 anos, cunhado dos moradores do imóvel. Com a chegada da polícia, os suspeitos optaram por fazer a mulher grávida de sete meses, o esposo e a sogra dela de reféns.

“Diante da situação, fizemos o cerco e isolamento da casa, prendemos o suspeito que estava na frente e iniciamos as negociações”, explicou o capitão Luiz Roberto Moraes do 41º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com a família, durante o período de negociações, os suspeitos estavam calmos. “Apesar de aparecer na janela com arma na cabeça do meu cunhado, eles estavam tranquilos e não fizeram ameaças”, comentou Ferreira.





Após uma hora de negociações, nas quais os suspeitos pediam pela integridade física deles, dois homens decidiram se entregar e um terceiro aproveitou a ação para fugir. “Meu cunhado disse que ele escapou pelo telhado da casa”, explicou Ferreira. Apesar do susto, ninguém se feriu. “Apenas o médico da família foi chamado para atender a mulher grávida, mas ela e o bebê estão bem. Foi só mesmo o nervosismo da situação”, disse o capitão Moraes.

Reforma – A família acredita que foi o sobrado recém-reformado que chamou a atenção dos criminosos. “Eles queriam roubar o que tivessem em casa, mas ao entrar perceberam que não havia nada de valor”, disse Ferreira. O imóvel ficou um ano sendo reformado e a família havia retornado a residência há apenas 20 dias. A casa não tinha nenhum sistema de segurança. “O problema não está no sistema de segurança, mas sim na situação social”, destacou o cunhado das vítimas.

Para a polícia, os suspeitos aproveitaram um momento para realizar a tentativa de assalto. “Testemunhas revelaram que eles estavam rondando o bairro à procura de uma oportunidade. Até que essa apareceu”, comentou o supervisor do Garra de Santo André, Adilson Lima. O caso será registrado no 1º DP (Distrito Policial), onde os suspeitos serão indiciados por cárcere privado, sequestro, tentativa de roubo e formação de quadrilha. Dos três, apenas João Carlos Gomes, 20 anos, tinha passagem pela polícia por roubo.

Fonte: ABCD Maior





Deixe seu comentário