Mosquito da dengue pousará de rapel no Centro de Santo André

Com direito à descida de rapel do mosquito da dengue em prédio comercial do calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, a Secretaria de Saúde de Santo André abrirá a Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypit, vetor causador da doença. O tradicional ‘Dia D’ está marcado para a próxima segunda-feira (25), às 9h, na Concha Acústica, localizada na Praça do Carmo, região central. As ações preventivas e educativas prosseguirão em vários pontos da cidade até o dia 29.

Além da Saúde, a programação envolverá outras secretarias e órgãos municipais, entre eles, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros terá participação especial para garantir a segurança e performance do ‘mosquito-ator’ entre as cordas do rapel. O público infantil se divertirá com o teatro de fantoches, atividades recreativas e oficinas voltadas ao tema. Tudo concentrado na Praça do Carmo.

Equipe da Gema (Gerência de Educação e Mobilização Ambiental), vinculada ao Semasa, apresentará na manhã do ‘Dia D’ temas ligados ao Meio Ambiente, como a importância da coleta seletiva e da reciclagem de lixo, executadas de forma correta, para se eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Fora a agenda de segunda-feira, as iniciativas incluem o curso de Gerenciamento Sanitário de Imóveis, que ocorrerá nos dias 27 e 28, respectivamente, das 9h30 às 11h30, e das 13h30 às 15h30, no Parque Escola, equipamento municipal especializado na área de Meio Ambiente e localizado no Bairro Valparaíso – próximo à Zoonose e ao canil público (Rua Anacleto Papote, 46). A atividade educativa é destinada aos representantes ou responsáveis pelos comércios de sucatas e/ou recicláveis de Santo André.





O curso também será estendido ao segmento de imóveis especiais, como shoppings e hospitais, locais de grande circulação de público. “Classificamos como pontos estratégicos no município para as ações de prevenção e combate à doença”, explicou o biólogo Robson Oliveira Lopes, responsável pelo Controle de Roedores Vetores e Animais Sinantrópicos de Santo André. Neste caso, os representantes serão convidados para participar da atividade.

Nesta semana ainda serão intensificadas as ações de combate à dengue, principalmente com a chegada do Verão e do clima quente. O trabalho casa a casa será realizado em locais com presença mais prevalente do mosquito, casos do Parque João Ramalho, Parque Jaçatuba, Vila Alzira, Vila Luzita e Jardim Alvorada. “São bairros onde registramos transmissões autóctones (doença contraída dentro do município)”, afirmou o coordenador. A barreira sanitária se dará no entorno dos bairros.

NÚMEROS – Em Santo André, a dengue, um dos principais problemas de saúde pública no mundo, mostra-se estabilizada, mas a Administração municipal não perde o foco nas atividades constantes de combate ao indesejado vetor. No último levantamento semanal enviado à Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, entre 30 de dezembro de 2012 e o último dia 2, a Gerência de Controle de Zoonoses confirmou 165 casos. Deste total, 125 importados (contraídos fora do município) e 40 autóctones.

SINTOMAS – Em casos de suspeita da dengue, a pessoa deve procurar, imediatamente, por um serviço de saúde. Os aspectos mais comuns são febre alta, dores articulares e musculares, dor de cabeça, dor na região atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, cansaço, vômito e diarreia – vale ressaltar que o quadro febril deve estar associado a dois ou mais sintomas. A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, uma vez que não existe vacina. A fêmea coloca seus ovos em locais com água limpa e parada.

 





Deixe seu comentário