Prefeitura de Santo André entregará uniformes até abril

Em meio a polêmica do atraso na entrega dos uniformes para os alunos da rede pública da cidade de Santo André, a secretária de Educação Cleide Bochixio foi até a Câmara nesta terça-feira (28) para explicar aos vereadores os motivos do gargalo.

Durante duas horas, Cleide foi sabatinada pela vereança no plenarinho (sala anexa ao plenário), sem a presença da imprensa. Depois de argumentar com os pares, a secretária falou com os jornalistas e garantiu que os cerca de 34 mil kits (uma calça, duas bermudas, uma camiseta regata, duas camisetas pólo, um blusão de inverno, dois pares de meia e um par de tênis) serão entregues na primeira quinzena de abril.

O contrato será assinado com o consórcio vencedor do certame – G8 Comércio, Equipamentos e Serviços e Douat Têxtil Ltda – até o fim da semana e, na sequência, o pedido será encaminhado. As empresas têm de 30 a 45 dias para fornecer a demanda.

Com relatórios em mãos, ela justificou que o atraso se deve à morosidade do primeiro processo licitatório do governo Aidan Ravin (PTB). Em 2009, segundo ela, devido aos recursos impetrados, o Tribunal de Contas só liberou o processo para aplicação do recurso no afogadilho, quando “não havia mais tempo para aplicação orçamentária”.





O imbróglio daquele ano culminou numa espécie de efeito cascata sobre os anos seguintes. “Você faz o empenho e deve liquidar no mesmo ano até 31 de dezembro. E não havia possibilidade de fazermos duas compras no mesmo ano”, disse.

Sendo assim, ocorreram atrasos em todos os anos. O impasse, segundo Bochixio, só seria resolvido com um superávit no orçamento para não comprometer o empenho em outras frentes. O montante com os kits é de R$ 5,6 milhões, sendo R$ 165,60 cada Kit.

Vice

A coletiva da secretária virou o centro das atenções na Câmara. A vice-prefeita e articuladora do governo na Casa, Dinah Zekcer, vereadores, assessores e curiosos fizeram questão de acompanhar a fala de Cleide Bochixio.

Ela foi indagada sobre a possibilidade de ser vice do atual prefeito na tentativa da reeleição em outubro. Porém, Dinah interrompeu a bateria de questionamentos da imprensa e blindou a secretária. “Desculpem. Não perguntem isso. Ela veio falar sobre educação. Ela não é política”, disse a vice tentando refugiar Bochixio que é filiada ao PSDB e aparece bem cotada na bolsa de apostas.

Fonte: Repórter Diário





Deixe seu comentário