Professores de Santo André têm portal para aperfeiçoamento de novo material didático

Os professores do ensino fundamental da rede municipal da cidade de Santo André têm novo canal disponível para participar da elaboração e do aperfeiçoamento do material didático desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com a Fundação Santo André, por meio do projeto Formadores do Saber. É o Portal Formadores do Saber (formadoresdosaber.pro.br), que pode ser acessado pelos profissionais da rede para discussões online, questionamentos, sugestões, acesso ao conteúdo e criação de fóruns de debate.

Com o portal, a Secretaria de Educação pretende facilitar aos professores a participação do processo de elaboração do material didático e, consequentemente, de um sistema de ensino que atenda às necessidades pedagógicas da rede municipal. “Queremos envolver todos os professores nesse trabalho, construindo coletivamente o material e currículo escolar que contemplem também as características e até a história da nossa cidade e da região em que vivemos”, frisou a secretaria de Educação, Cleide Bauab Eid Bochixio.





Por meio do portal, os professores da rede terão acesso aos cursos de capacitação EAD (Educação à Distância), para a utilização do material didático, que acontece durante as Reuniões Pedagógicas Semanais (RPS). As escolas municipais terão também a presença de monitores da Fundação Santo André para acompanhar e auxiliar os docentes no curso de capacitação, na implantação do material didático e na utilização dos softwares educativos.

A primeira versão dos “cadernos”, que já estão sendo utilizada pelos 17 mil alunos das escolas municipais, começou a ser elaborada no ano passado e, durante este ano, será analisada pelos profissionais da rede para que no ano que vem os alunos recebam a versão definitiva do material.

Para cada série do ensino fundamental estão sendo desenvolvidos quatro cadernos. O conteúdo tem base nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, obedecendo às concepções didático-pedagógicas de abordagem sócio-interacionista, com o objetivo de possibilitar que as crianças desenvolvam, construam e adquiram conhecimentos e se tornem autônomas e cooperativas em suas relações. Para tanto, os conteúdos propostos são trabalhados por meio de atividades que propiciem aprendizagens significativas, reconhecendo e valorizando os conhecimentos prévios das crianças.

Fonte: SECOM PSA





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