Santo André: banco de leite do Hospital Mário Covas opera em estado crítico

O Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, trabalha praticamente sem estoque. Hoje são apenas dez doadoras, contra a média de 25, número de mulheres que normalmente contribuem. A situação preocupa ainda mais com a chegada da temporada do frio e a expectativa de que o contingente de doadoras caia mais nessa época do ano.

“O Hospital necessita urgentemente de novas doadoras. Atualmente trabalhamos somente com o leite necessário para atender a demanda dos bebês internados, com pouca reserva. É importante aumentar a coleta porque o inverno se aproxima e muitas mães acabam por deixar de contribuir”, alertou a coordenadora de Nutrição do HEMC e responsável pelo Banco de Leite, Adriana Piva Lach.

As mães interessadas em contribuir devem estar amamentando crianças de até seis meses e ter leite em excesso. Basta ligar para o hospital e solicitar a visita da equipe. Uma técnica em nutrição do Mário Covas vai até a casa da mãe para verificar se a mesma está habilitada a doar leite (verificação de exames de pré-natal e sorológicos, como de sífilis e HIV).





Kit de coleta – As mães que estiverem aptas já recebem o kit de coleta (composto por frascos esterilizados, máscara e touca), passam por orientação sobre técnica de ordenha manual e modo de armazenamento (congelamento). Com apoio do Corpo de Bombeiros, uma vez por semana os frascos de leite são retirados nas casas das doadoras.

“Cada mãe consegue doar em média 300 ml de leite por dia. É o máximo de excedente. Dessa forma, não prejudica o próprio bebê e ajuda muito os prematuros internados que necessitam do leite materno para ganhar peso e se desenvolver”, completou Adriana.

O Banco de Leite do Hospital Mário Covas fica na rua Dr. Henrique Calderazzo, 321 – Santo André. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 12h. O telefone para mais informações e solicitação de visita é o (11) 2829-5021.

Fonte: ABCD Maior





Deixe seu comentário