Santo André busca credenciamento do PID junto ao Ministério da Saúde

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, já encaminhou toda a documentação para buscar o credenciamento do  Programa de Internação Domiciliar (PID). Caso obtenha o sinal positivo do Ministério da Saúde, Santo André poderá contar, pela primeira vez, com recursos para o custeio do programa que hoje atende, em média, 400 pessoas por mês.

De acordo com a portaria que instituiu o PID, cada equipe multiprofissional de Internação Domiciliar é referência para uma população mínima de 100 mil habitantes. Ela estabelece recursos no montante de R$ 20 mil por equipe, por mês, para custeio. Além do valor mensal, a cidade poderá receber também numa única vez R$ 50 mil por equipe, valor referente à instalação. Santo André possui seis equipes.





O PID é o conjunto de atividades prestadas no domicílio a pessoas clinicamente estáveis que exijam intensidade de cuidados acima das modalidades ambulatoriais, mas que possam ser mantidas em casa, por equipe exclusiva para este fim. Cada equipe multiprofissional de Internação Domiciliar é composta, no mínimo, por médico, enfermeiro e técnico ou auxiliar de enfermagem. Em Santo André, as equipes contam ainda com fisioterapeuta, fonoaudióloga, assistente social, psicóloga e nutricionista.

Fonte: Prefeitura de Santo André





Deixe seu comentário