Santo André estuda mudar horário da coleta de lixo

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de guia Santo André) estuda a possibilidade de alterar o horário de coleta de lixo em ruas da região central. A mudança é uma sugestão de comerciantes que sofrem com as enchentes durante o verão.

Na última sexta-feira (21), comerciantes e integrantes da Sociedade Oliveira Lima (SOL) se reuniram com representantes do Semasa para discutir o problema das inundações que ocorrem em ruas como Monte Casseros, Álvares de Azevedo e Elisa Flaquer.

Entre as reclamações apontadas pelos comerciantes está a demora para o recolhimento do lixo, o que potencializa as enchentes devido ao entupimento de bueiros. “Se eu deixar o saco de lixo na frente do meu restaurante a partir das 17h, ele só vai ser retirado às 21h. Tempo suficiente para chover e levar a sujeira para as bocas-de-lobo”, reclama José Américo Zila, diretor da Sociedade Oliveira Lima.





Uma das alternativas apresentadas no encontro foi mudar a coleta de lixo para o período da manhã, quando normalmente as chuvas de verão ocorrem em menor intensidade. “Tecnicamente é viável”, avalia o diretor de Resíduos Sólidos do Semasa, Elídio Rosa Moreira. “Ainda vamos analisar a proposta, mas a chance de o horário ser alterado é grande”, afirma.

Se a mudança for confirmada, a coleta de lixo na região central deixará de ter início às 17h, e passará a funcionar, provavelmente, entre 10h e 12h. A Prefeitura não pretende disponibilizar o caminhão de coleta mais cedo, para evitar transtornos no trânsito e para garantir que todas as empresas – mesmo as que abrem depois das 9h -, descartem o lixo no horário correto.

O novo horário de coleta não ficaria limitado somente às ruas que são atingidas pelas enchentes. O Semasa acredita que, para se tornar viável, a mudança teria que abranger uma área maior da região central, por questões de logística.

Fonte: Repórter Diário





Deixe seu comentário