Santo André: Hospital Mário Covas fará campanha contra hepatites virais

O Hospital Estadual Mário Covas, na cidade de Santo André, em parceria com o Laboratório Roche, organiza na próxima semana – de 25 a 29 de julho – campanha para detecção precoce da hepatite C.

O atendimento será no próprio hospital, das 8h às 16h, com realizaçãogratuita do chamado quick test – exame rápido para diagnóstico imediato da presença do vírus. Podem participar interessados com mais de 18 anos. O exame é simples e consiste em uma picada no dedo para coleta de uma gota de sangue, como é feito nos testes de diabetes.

O sangue é colocado em equipamento que emite o diagnóstico em no máximo 15 minutos.

“Os testes com resultado negativo serão dispensados. Os positivos serão encaminhados para tratamento no próprio Hospital Mário Covas ou na unidade de saúde de referência mais próxima da residência do paciente”, explicou o infectologista da unidade e professor da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Munir Akar Ayub, que acrescentou: “Vale lembrar que o resultado do quick test não é definitivo. Vamos orientar os pacientes com indicação positiva para a doença, pois a confirmação diagnóstica só é feita após exames de sangue mais específicos”.





A campanha no Hospital Mário Covas faz parte das iniciativas globais organizadas em torno do “Dia mundial de luta contra as hepatites virais”, celebrado em 28 de julho.

A hepatite é uma doença silenciosa e pode ocorrer de diversas formas, sendo as mais comuns as ocasionadas pelos vírus A, B e C. O principal problema das hepatites é que normalmente são assintomáticas.

Os pacientes infectados não costumam manifestar sintomas no início do contágio e quando procuram tratamento geralmente a doença já está na fase crônicapadrão. A hepatite C atinge mais de 200 milhões de pessoas no mundo e é transmitida por agulhas e seringas.

Fonte: Rede Bom Dia





Sem respostas

  1. Pingback: Hospital Mário Covas fará campanha contra hepatites | Viva Bairro Jardim 20 de julho de 2011

Deixe seu comentário