Santo André quer vacinar até 165 mil pessoas contra a Influenza

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, espera vacinar até 165 mil pessoas contra a Influenza. Um contingente de 350 funcionários estará mobilizado de hoje aaté o dia 13 de maio para a realização da campanha. O público alvo da ação preventiva são crianças de seis meses a um ano e 11 meses de idade, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e indígenas.

O Departamento de Vigilância à Saúde (DVS) solicitou à Gerência de Vigilância Epidemiológica estadual, 165 mil doses para atender satisfatoriamente as faixas etárias e os grupos de risco. A campanha atenderá a esse público específico, porque ter verificado que a  disseminação do vírus está controlada e a população de forma geral já adquiriu anticorpos. “A circulação do vírus diminuiu e não temos mais a pandemia da Influenza, como ocorreu anteriormente com a H1N1, surgida pela mutação do vírus”, explica Valdir Della Batista, assistente de direção do DVS.

Hoje, esta cepa viral já está assimilada e circula com os mesmos níveis de agressividade comum às diversas outras variedades de vírus da Influenza. Estudos realizados por meio da análise do sangue de pessoas infectadas durante o ano ajudam a descobrir qual é a cepa de vírus mais disseminado e se produz um imunizante de eficácia maior.

Olga Lice Gonçalves Di Pardo, enfermeira do setor Epidemiológico do DVS e responsável pela coordenação técnica da vacinação, acrescenta que o objetivo da campanha é evitar casos graves entre os grupos mais frágeis da população. Segundo ela, também poderão se beneficiar os portadores de doenças crônicas, a partir da última semana de campanha. Será necessária a comprovação das doenças por intermédio de atestado médico, como no caso de portadores de doenças renais, diabetes, cardiovasculares, imunodeficientes e imunodeprimidos, entre outros. “As crianças que ainda não tomaram nenhuma dose deverão retornar para receber uma segunda dose após trinta dias”, completou Olga.

A enfermeira faz ainda um alerta aos doadores de sangue, que só poderão se submeter a esse procedimento 48 horas após receber a vacina. Quanto a efeitos adversos, ela é não é indicada a pessoas com histórico de reações anafiláticas e alergias graves relacionadas a qualquer componente da vacina ou ao ovo de galinha. Àqueles que manifestem temporariamente estados febris agudos, recomendam-se o adiamento da aplicação até o restabelecimento das condições normais do organismo. Em razão desses cuidados, todo o corpo funcional da saúde envolvido com a campanha vem recebendo as necessárias orientações das coordenadorias do DVS e do Departamento de Assistência à Saúde (DAS).
Locais de vacinação
No dia 30 de abril, acontece o Dia da Mobilização Nacional de estímulo à vacinação. Vários procedimentos estão em andamento pelas autoridades da Saúde, com o objetivo de alcançar as metas previstas de imunização de pelo menos 80% do público alvo. Para isso, além das 32 Unidades de Saúde que farão a vacinação diariamente, haverá, neste dia, mais 11 postos à disposição.





Eliane Piassentini Geraldi, gerente da região I do DAS e uma das coordenadoras do trabalho, informa que as pessoas também serão atendidas nos três Centros de Especialidades do município, situados nos seguintes endereços: Avenida Ramiro Colleoni, 220, no Centro; Rua Waldemar Soares, s/n, no Parque das Nações, e na Rua Paulo Novaes, 501, na Vila Vitória.

A Secretaria de Saúde disponibiliza ainda postos volantes nos estabelecimentos Carrefour das avenidas Pedro Américo e Pereira Barreto, Coops Campestre, Capuava e Luzita e ainda nos supermercados Nagumo e Extra da Vila Luzita. Haverá mais um posto volante na Rua Coronel Oliveira Lima, na loja Mundial Calçados.

Logística
A realização da Campanha de Vacinação exige, além da mobilização de numerosos profissionais da Saúde, o planejamento detalhado de todo um sistema operacional que envolve o transporte do material, desde que é retirado do almoxarifado da Vigilância Epidemiológica do Estado até a sua distribuição nos pontos de aplicação em condições adequadas de armazenamento e conservação.

Cerca de 25 veículos serão destinados pela Administração Municipal para o transporte dos funcionários e do material aos pontos de destino. Após a entrega nos locais pelo DVS, a responsabilidade passa ao DAS, que procede a aplicação com o corpo de enfermagem.

Vovô e Vovó Gotinha
Para maior incentivo e divulgação do evento, no próximo dia 27, o casal Vovô e Vovó Gotinha circulará pela cidade. Das 9h30 às 11 horas, estará no Extra Luzita e, das 13h30 às 14h30, no Carrefour Pedro Américo. Margarida Guedes, educadora de Saúde Pública, lembra que no dia 30, dia D da campanha, o serviço em Santo André contará  ainda com a colaboração de estudantes de enfermagem para aferição da pressão arterial, que estarão próximas ao posto central de vacinação, no Largo do Quitandinha, das 8 às 17 horas.

A campanha já vem sendo divulgada por meio de cartazes, banners, faixas e folhetos distribuídos em mais de 800 pontos de divulgação como escolas, creches, sindicatos, hospitais, unidades de saúde e estabelecimentos comerciais, entre outros

Fonte: SECOM PSA





Deixe seu comentário