Santo André recebe certificação do Estado do projeto Município Verde Azul

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo anunciou, na tarde desta sexta-feira (18), que Santo André foi uma das cidades aptas a receber o Certificado de Município Verde e Azul. Esse prêmio garante o reconhecimento pelo trabalho em prol do meio ambiente e garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, em projetos ligados à temática ambiental.

Para a medição do projeto, os municípios avaliados receberam uma nota ambiental que mede seu desempenho em dez diretivas que regem o Projeto Ambiental Estratégico Município Verde, entre esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. As notas estão disponíveis para consulta no site ambiental.sp.gov.br.

Gestão compartilhada

Santo André aderiu ao projeto Município Verde Azul por reconhecer na gestão compartilhada a melhor maneira de tratar a agenda ambiental da cidade. O trabalho do município em busca da melhoria da qualidade ambiental tem sido reconhecido nacionalmente ao longo dos anos, unindo forças ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), enquanto órgão coordenador do projeto, Prefeitura de Santo André e Secretaria de Meio Ambiente.

Mais verde





O Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depav), por intermédio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp), vem desenvolvendo um trabalho maciço de plantio de árvores nativas da mata atlântica. Somente neste ano, cerca de 8 mil mudas foram espalhadas pela cidade, utilizando grande diversidade de espécies para dificultar o aparecimento de pragas e doenças, com florescimentos e frutificações em diferentes épocas do ano para beneficio da fauna local.

Para cada região da cidade, o Depav faz um plano de estudo, respeitando as características do local e a recuperação da fauna silvestre nativa. Além disso, são executados projetos de educação ambiental, que atendem escolas, empresas e entidades particulares e recuperação de gramados nos parques, canteiros, praças e demais áreas verdes, também do passeio público.

Reciclagem e reaproveitamento

Parte de um grande projeto focado no meio ambiente e reaproveitamento de materiais, a Prefeitura de Santo André recicla 100% das árvores recolhidas na cidade. Algumas espécies removidas ou recolhidas ganham vida e viram brinquedos, adubo ou cobertura para pista de cooper ou trilha.

O departamento trabalha ainda com projetos de educação ambiental, que atendem a escolas, empresas e entidades particulares, e com o programa Adote Uma Árvore, onde o responsável assume a conservação de determinado espaço, mostrando que ali existe responsabilidade social com a comunidade.

Fonte: Secom Santo André





Deixe seu comentário