Santo André tem alto índice de economia de água

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) economizou mais de 900 milhões de litros de água nos últimos dois anos, segundo informações da própria entidade. O indicador, que representava 26,5% do total de desperdício em 2009, caiu para 25,7% em 2010 e 25,1% em 2011. O índice de Santo André é melhor do que o registrado por outras cidades do ABCD. No ano passado, São Caetano apresentava perdas de 26,38%, Mauá 38%, Diadema 39,28% e São Bernardo 40%. De acordo com levantamento realizado no ano passado pelo Snis (Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento), do Ministério das Cidades, o país trabalha há alguns anos com um patamar de perda de água entre 37% e 42%.





O motivo para a economia de água, segundo o Semasa, são iniciativas para evitar o desperdício, com ações para melhorar o abastecimento da cidade.  Dentre as medidas implementadas estão o remanejamento de redes antigas por tubulações novas em PVC, execução de varredura com geofone, contratação de empresa para identificar fraudes em ligações domiciliares, realização de análise do perfil de consumo de várias ligações, entre outros.

Do total de água fornecida para Santo André pela Sabesp, 74% vem do Sistema Rio Claro e 20% do Sistema Rio Grande. Os outros 6% consumidos na cidade são produzidos pelo Semasa, com captação no manancial do Pedroso e tratamento na ETA Guarará. A população da cidade consome em média 180 milhões de litros de água tratada por dia.  Esse volume é distribuído por 15 centros de reservação.

Fonte: Repórter Diário





Deixe seu comentário