Santo André vai ganhar piscinão subterrâneo

Praça com 15 mil metros quadrados, na beira do córrego Taióca, perto do limite de Santo André com a cidade de São Bernardo, no estado de São Paulo, deverá ser utilizada pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para a construção de piscinão subterrâneo.

O reservatório é um dos sete que o Palácio dos Bandeirantes planeja criar no Estado por meio de PPP (Parceria Público-Privada) e será o primeiro tamponado de Santo André – ou seja, sob a superfície.

A praça Júlio Dantas municipal está localizada no fim da rua Alberto Torres, no Jardim Stella, em área residencial há 350 metros da avenida Pereira Barreto.

O espaço tem árvores e arbustos, quadra poliesportiva, circuito de caminhada e bancos e mesas de concreto. Ao fundo está o córrego Taióca.

O piscinão que irá ocupar essa área, chamado de RM-20, terá capacidade para reservar até 150 mil metros cúbicos.





A área verde será mantida. “Como o reservatório se situará sob a praça, evitará também qualquer necessidade de desapropriação”, informou o Daee.

Ainda não há expectativa de quando os contratos serão celebrados, mas o cronograma prevê a conclusão do RM-20 no quarto ano de gestão da PPP. Segundo o Daee, o equipamento irá “reduzir os riscos de enchente em âmbito local e regional”.

O ABC deverá ter outro piscinão tamponado no paço de São Bernardo.

Parceria Público-Privada

Além da construção de sete piscinões, a PPP proposta pelo governo será responsável pela modernização, limpeza e manutenção dos reservatórios existentes.

O processo teve consulta pública lançada semana passada. A ideia é que o consórcio escolhido também crie um centro de monitoramento eletrônico antienchentes.

Todo o plano da PPP está orçado em R$ 4,5 bilhões e terá duração de 20 anos.

Fonte: Band





Deixe seu comentário