Vila Alice quer surpreender na volta à elite do carnaval de Santo André

A Mocidade Fantástica de Vila Alice, campeã do grupo de acesso do Carnaval de Santo André no ano passado, promete surpreender em 2013 na volta à elite. Até o momento, a agremiação já investiu cerca de R$ 80 mil para o desfile deste ano. A Seci, por exemplo, que foi campeã em 2012, declarou que irá gastar R$ 65 mil.

“Estou fazendo um desfile para brigar pelo título, independente de qualquer coisa. Nossa equipe está focada nesse ideal. Nossas alegorias são competitivas. Temos investimento que pode se transformar em situação favorável para ganharmos”, afirmou o presidente da escola, Décio Cardoso.

O enredo deste ano é África, um País de Nossos Ancestrais, que mostrará as belezas do continente africano. “Nossa intenção não é mostrar o lado negativo, mas sim a cultura e riquezas naturais daquelas terras. Estamos trabalhando a todo vapor nesse tema desde junho. Vamos tentar inovar alguma coisa este ano em Santo André. Trouxemos profissionais de fora, com grande experiência em escultura”, disse o presidente.

Apesar do discurso otimista, o presidente assumiu que a harmonia ainda não está pronta para entrar na avenida. “Não posso falar que os ensaios estão bons, porque não há grande presença e apoio do público. A partir da festa de escolha da rainha (que acontece na sexta-feira) é que as pessoas começam a pegar o espírito do Carnaval. Na reta final é que começam aprender o samba e chegar junto com a gente.”

A escola entrará na avenida com aproximadamente 500 integrantes, divididos em 13 alas e três carros alegóricos. Com muito suor, a confecção das alegorias está sendo finalizada. “Somos em poucas pessoas, dá até para contar nos dedos.





Muita gente reclama que trago gente de fora, mas a porta está aberta a todos da comunidade que queiram vir ajudar. Se não comparecerem, a Vila Alice tem de entrar na avenida do mesmo jeito. Então, temos de buscar alternativas e saídas”, comentou Cardoso.

Com alto investimento, a intenção do presidente é elevar a Folia andreense. “Faço até um apelo aos empresários: quem puder ajudar alguma escola não estará colaborando apenas com a agremiação, mas com toda a festa do Carnaval da cidade.”

Mão de obra ganha reforço do Amazonas

Uma amostra de que o Vila Alice quer fazer bonito na volta à elite do Carnaval de Santo André é que a escola trouxe quatro escultores de Parintins, no Amazonas, para trabalhar na confecção das alegorias. Eles são especializados em carros alegóricos e prestaram serviço à agremiação por três finais de semana. Os artistas já voltaram à cidade de origem.

“O trabalho deles ficou bem feito. São pessoas muito dedicadas no ponto de vista artístico e cultural. Vieram como profissionais, recebendo pelo serviço prestado”, disse o presidente da escola, Décio Cardoso.

Esses trabalhadores também prestam serviços à escolas de samba da Capital. “Eles vêm do Amazonas para São Paulo para trabalhar no Carnaval de lá. Então, fiz contato e acabei deslocando alguns desses artistas para Santo André”, comentou Cardoso.

O presidente disse que está disposto a voltar a ser vanguarda na avenida. “Teve uma época, na década de 1990, em que o Carnaval de Santo André era feito com rodinhas de carrinho de supermercado e o Vila Alice passou para chassis de caminhão. Foi quando inovamos. Começamos a importar alegorias da cidade do Rio de Janeiro para fazer algo grandioso. Com isso, todas as escolas tiveram de buscar essa modernização.”

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário