Santo André instala farol na Prestes Maia

Na semana em que serão entregues as obras de rebaixamento da Avenida Lions, em São Bernardo, a Prefeitura de Santo André iniciou a instalação de dois semáforos na Avenida Prestes Maia.

A via, que é continuação da Lions, compõe o Corredor ABD, e é importante ligação da região com as rodovias Anchieta e Imigrantes. Os sinais luminosos deverão prejudicar a fluidez viária.

Os semáforos serão instalados nos dois sentidos da via, em frente ao Núcleo Tamarutaca, onde casal morreu após ser atingido por roda de caminhão em agosto do ano passado (leia na reportagem ao lado). Moradores da comunidade relatam que, no local, são frequentes as ocorrências de atropelamento. Segundo a Prefeitura, os equipamentos foram instalados para diminuir o risco aos pedestres. O sinal ficará vermelho por 20 segundos, além de cinco segundos para margem de segurança. Não foi informado o tempo de verde, nem o sistema entrará em funcionamento.

Para diminuir os riscos de morte na via, o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), chegou a anunciar em 2011 que construiria passarela ligando os dois lados da avenida. O projeto, no entanto, foi descartado, sob alegação de que não há áreas disponíveis para a implementação. A solução paliativa encontrada pouco depois do acidente foi a operação comandada por agentes de trânsito para auxiliar a travessia nos horários de pico.

O Executivo andreense discorda que os semáforos prejudicarão a fluidez no corredor. “Os municípios da região enfrentam situação recorrente em toda a região e somente um plano regional, encabeçado pelo Consórcio Intermunicipal, possibilitaria melhor e maior fluidez do tráfego, com sincronização de semáforos nas cidades limítrofes, como Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá, tendo uma central única a monitorar todo o sistema”, justificou, em nota. Circulam pela Prestes Maia cerca de 49 mil veículos ao dia.

OPINIÕES
A sinalização vertical é bem vista por moradores do Tamarutaca. “Ninguém respeita a faixa. Então, com o semáforo e um radar, vamos ter mais segurança para atravessar”, avalia o vigilante João Donizeti Rios, 50 anos. “O ideal seria a passarela. Mas, já que não vão fazer, o farol já quebra o galho”, acrescenta a dona de casa Zilda Pedrosa, 53.





O comerciante Francisco Ferreira, 49, também é favorável à passagem elevada, mas acredita que nem todos deixariam de atravessar pelo nível da avenida. “É complicado, porque, mesmo com a passarela, muita gente ia continuar atravessando por baixo e aí correria mais riscos ainda.” Ferreira conta que chega a demorar até 20 minutos para conseguir concluir a travessia quando o movimento na avenida é muito intenso.

Casal de noivos morreu atingido por roda na avenida em agosto

Um acidente na Avenida Prestes Maia tirou a vida de um casal de noivos em agosto. Tainá Teixeira da Silva, 16 anos, e Flávio Almeida Ferreira, 21, estavam no canteiro central da pista para aguardar a travessia, quando foram atingidos por roda que se soltou de um caminhão. A tragédia ocorreu por volta do meio-dia, quando os dois retornavam do cartório após providenciar a documentação necessária para o casamento.

Com o impacto, a noiva morreu na hora, prensada entre um carro e a roda do caminhão. O futuro marido foi resgatado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com traumatismo craniano grave. Ele foi encaminhado para o Centro Hospitalar Municipal, mas chegou sem vida.

No dia da ocorrência, moradores organizaram protestos e bloquearam o trânsito no sentido Centro. A manifestação só foi encerrada após a chegada da Polícia Militar.

RADARES
Poucos dias depois do acidente, a Prefeitura de Santo André instalou radar fixo no sentido São Bernardo da avenida. Em abril, a administração anunciou a colocação de outro equipamento, desta vez na direção contrária. O limite de velocidade é de 60 km/h.

Viaduto tem pista interditada para obras

A Prefeitura de Santo André inicia hoje as obras de manutenção no Viaduto Castelo Branco, ao lado do terminal rodoviário e da Estação Prefeito Saladino da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O reparo emergencial tem como objetivo consertar o tabuleiro do elevado, onde foram identificados dois pontos de ruptura.

Será interditada uma faixa do viaduto no sentido Avenida dos Estados, entre as avenidas Prestes Maia e Industrial. Como opção, o motorista deve optar pela alça de acesso ao elevado na Avenida Presidente Roosevelt. Ontem, parte do trecho já estava bloqueada. A previsão é de que a pista seja liberada dia 24.

O Executivo informa que a manutenção é necessária devido aos danos provocados pelo aumento no fluxo de veículos – cerca de 6.000, nos horários de pico. A calçada da via apresenta más condições, mas a Prefeitura informa que não fará melhorias no passeio.

O mesmo elevado passou por manutenção em 2005. Em janeiro do ano passado foi a vez do Viaduto Adib Chammas, no Centro, ficar interditado.

Fonte: Diário do Grande ABC





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