Vacinação contra gripe deve imunizar mais de 550 mil pessoas em Santo André e região

Teve início na última segunda-feira (15), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Somente no ABCD, devem ser imunizadas cerca de 555 mil pessoas, como idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde – o número corresponde a 80% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. A campanha segue até o dia 26 deste mês.

A novidade para a campanha deste ano é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias) entre a população alvo, assim como a população privada de liberdade (presidiários).

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B.

Dia D – Apesar de ter iniciado no dia 15 de abril, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe será realizado no sábado, dia 20, quando o número de postos de vacinação, entre fixos e volantes será de aproximadamente 7 mil unidades.

Na cidade de Santo André a meta é vacinar 124.353 pessoas, nos 36 postos fixos no município, entre unidades de Saúde e três Centros de Especialidades. Quase todos os equipamentos públicos estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – exceção dos centros que atenderão no dia 20.

No entanto, a enfermeira Ivani Viotto Maretti, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Santo André, ressaltou a importância de atingir, principalmente, os idosos, as gestantes e as crianças, que integram o grupo de risco. “Ao contrário do que as pessoas imaginam e com medo de prejudicar o bebê, a grávida, ao tomar a vacina, passa imunidade ao filho, desde que ela o amamente, no mínimo, até os três meses”, explicou.

Câncer bucal – Além da campanha de vacinação contra a gripe, os moradores de São Bernardo também participarão de ações de  Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal. As campanhas ocorrem em nas 32 UBSs que funcionam das das 8h às 17h.

A vacina é aplicada via intramuscular e em dose única para adultos. Para as crianças, poderão ser necessárias duas doses. De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica de São Bernardo, Candida Rosa Alves Kirschbaum, a meta do município é vacinar 80% da população de idosos (78.881), grávidas (8.248), puérperas (1.375), crianças entre 6 meses e 1 anos e 11 meses (16.496) e trabalhadores da saúde na cidade de Santo André (13.800).

Em Diadema, a previsão é imunizar cerca de 44 mil pessoas e a imunização será realizada nas 20 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessária à apresentação de documento de identificação oficial e/ou carteirinha de vacinação.

Fonte: ABCD Maior




2 Comentários

  1. alfio 16 de abril de 2013
    • Encontra Santo André 16 de abril de 2013

Deixe seu comentário