1º Mutirão Cirúrgico reúne 40 profissionais a partir desta terça em Santo André

O Centro Hospitalar Municipal (CHM) da cidade de Santo André realiza, no dia 21 e na semana de 27 de junho a 1º de julho, o 1º Mutirão Cirúrgico. Serão 40 profissionais, sendo 15 médicos, engajados nesta ação, cuja estimativa é realizar cerca de 15 cirurgias de vesícula e 20 operações de hérnia.

O médico encarregado da Clínica Cirúrgica, Carlos Eduardo Rodante Corsi, afirma que as cirurgias de vesícula serão feitas no dia 21 de junho pelo método de videolaparoscopia. Em vez de um corte de cerca de cinco centímetros, são feitos pequenos furos. O procedimento, menos invasivo, causa menos dor e o tempo de recuperação e internação também é menor. Com essa medida, o CHM pode realizar mais cirurgias e dispor de mais leitos para atendimento à população.





Já os procedimentos de hérnias serão realizados durante a semana de 27 de junho a 1º de julho. A novidade é a utilização de materiais de última geração. “Neste caso o paciente pode até receber alta no mesmo dia”, ressalta o médico. Nesse primeiro momento, todas as pessoas que serão operadas são pacientes do Centro Hospitalar Municipal de Santo André e estão clinicamente aptas a passar por cirurgias.

Aula
No dia 28 de junho, às 8 horas, acontece no Auditório do CHM uma aula sobre técnicas e equipamentos para cirurgias de hérnias. Ministrada pelo médico André Augusto, o objetivo é abordar a teoria e capacitar profissionais da área da saúde.

Fonte: SECOM PSA





Deixe seu comentário