Demolições danificam rede de esgoto em Santo André

Demolições de barracos desapropriados na favela da Gamboa, em Santo André, provocaram problemas na rede de esgoto no bairro Paraíso. Na Rua Juquiá, vizinha ao núcleo habitacional, a rede está entupida e os dejetos estão retornando para as residências.

Segundo os moradores, a situação começou depois que as casas na favela foram derrubadas e um trator passou por cima dos entulhos das construções. “Destruíram caixas de coleta, cano e entupiu tudo. Estamos desobstruindo como dá e está tudo a céu aberto”, conta a vendedora Maria Aparecida Floriano, 54 anos.

O esgoto do mecânico Antônio Carlos Barangello, 60, também está entupido há cerca de uma semana. “A caixa da minha casa está enchendo. Quando atingir o nível, vou dar uma marretada e deixar cair na favela. Moro aqui há 59 anos, pago impostos e tenho que fazer esse tipo de coisa”, protesta.





Maria Aparecida procurou o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e, segundo ela, a autarquia disse que demoraria dez dias para fazer a sondagem no terreno da favela para identificar a causa do problema. “Não podia esperar esse tempo, então comecei a tirar o esgoto com balde e jogar no ralo da água da chuva. Meu marido foi até o terreno e conseguiu desentupir, mas ficou com a mão toda ralada.” O Semasa foi procurado peloDiário, mas não se manifestou.

RATOS

Outro tormento dos moradores é a proliferação de ratos devido aos entulhos e esgoto a céu aberto. “Em um dia, contei nove andando pela parede”, lembra Barangello.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário