Diocese Santo André

A Diocese de Santo André é uma divisão territorial da Igreja Católica no estado de São Paulo. Foi criada a 22 de julho de 1954 pelo Papa Pio XII, mediante a Bula Archidiocesis Sancti Pauli, que desmembrou seu território da Arquidiocese de São Paulo. Possuía inicialmente 16 paróquias sendo, à época, a menor diocese do mundo em extensão territorial.

É a terceira mais antiga diocese da Província Eclesiástica de São Paulo, atrás da Diocese de Santos (1924) e da Arquidiocese de São Paulo (criada em 1745 e elevada a arquidiocese em 1908). Sua Sé localiza-se na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Santo André.

Diocese Santo André

Diocese Santo André História

A Diocese de Santo André foi criada pelo Papa Pio XII em 22 de julho de 1954, momento em que foi, totalmente, desmembrada da Arquidiocese de São Paulo. Sua instalação e posse do primeiro bispo, Dom Jorge Marcos de Oliveira, aconteceu em 12 de setembro de 1954, na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo. O padroeiro da Diocese é o Apóstolo Santo André, e da Igreja Catedral, Nossa Senhora do Carmo.

A região geográfica da Diocese é conhecida como Grande ABC Paulista. Seu território é formado por sete cidades: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Nos seus primeiros anos, nossa Igreja Particular era composta pela industrialização. Próxima à Rodovia Anchieta, que liga o planalto metropolitano com o litoral, as cidades acolheram a indústria automobilística e várias outras realidades industriais, tornando-se o maior pólo industrial da América Latina. Acolheu muitos imigrantes e vários migrantes, trabalhadores de ontem e de hoje.

Diocese Santo André Paróquias

A Diocese de Santo André conta com 105 paróquias em 10 regiões pastorais. Acesse o site e confira todas as paróquias.

Diocese Santo André Pastoral

As áreas pastorais correspondem à forma atual de promover a Pastoral de Conjunto ou orgânica, em nossa Diocese. Através delas se aproximam pastorais, movimentos e associações que possuem finalidades semelhantes. São sete as Áreas Pastorais na Diocese de Santo André, que reúnem todas as forças vivas: clérigos (bispo, presbíteros e diáconos), consagrados (religiosos, virgens e viúvas consagradas e membros de Novas Comunidades) e leigos (coordenadores, agentes de pastoral e fiéis em geral).

Área Pastoral 1: Ministérios Ordenados e Vida Consagrada
A área pastoral 1 reúne pastorais e movimentos bastante específicos: os ministros ordenados (pela Pastoral Presbiteral), os religiosos, religiosas e consagrados (pelo Núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil) e todos os grupos que se relacionam diretamente com a promoção vocacional da diocese ao diaconado e ao presbiterado (Comissão Diocesana dos Diáconos, Escola Diaconal Diocesana, Seminário Diocesano e Pastoral Vocacional), bem como as diversas formas de vida consagrada(viúvas, leigas e novas comunidades).

Os grupos desta área tem como objetivo unir e articular os membros e os grupos afins, tendo Deus como referência, visando o bem-estar em todas as dimensões (espirituais, físicas, intelectuais etc.), para que os servidores da Igreja com especial consagração possam ter bom êxito em seus trabalhos apostólicos, sentindo-se realizados e sendo assim, inspiração para futuros sacerdotes, diáconos, religiosos ou consagrados. Cada grupo trabalha com diversas frentes: serviço às paróquias, escolas, grupos de risco e tantas outras atividades específicas.

Área Pastoral 2: Para o Laicato, a vida e a família

A Área Pastoral 2 congrega as forças diocesanas voltadas à maior porção do Povo de Deus: os que encontram no batismo o caminho e a fonte essenciais de sua vocação, concretizada em diferentes serviços desempenhados pelos leigos no seio da Igreja, na vida familiar e nas mais variadas dimensões do mundo, através da promoção da vida em sua integralidade (LG, 31).

Área Pastoral 3: para ação missionária e cooperação inter-eclesial





Esta área pastoral reúne grupos eminentemente importantes para a nova configuração evangelizadora da Igreja Católica, em especial após o Concílio Vaticano II. A atuação dos grupos e movimentos que compõe esta área se dá na perspectiva da organização pastoral em busca de uma Igreja em saída, no apoio material em prol de todas as realidades eclesiais mais necessitadas de recursos e no incentivo à missão, num processo permanente e de responsabilidade de todos, em favor da organização e animação para a missão, incluindo a formação e espiritualidade missionária.

Área Pastoral 4: para animação bíblico-catequética

A Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética tem como objetivo promover a ação catequética, o aprofundamento doutrinal e a reflexão teológica, em unidade, comunhão e participação de todos os catequistas, fazendo com que a vivência do discipulado em toda ação catequética esteja à serviço da Iniciação à Vida Cristã, estimulando a atividade evangelizadora por meio do testemunho que deseja atrair adultos, jovens, adolescentes e crianças à experiência concreta e pessoal com Jesus Cristo e a vinda de seu Reino, por meio de uma Catequese Querigmática e Mistagógica.

Área Pastoral 5: para liturgia

Esta área abrange diferentes grupos, que tem como objetivos suscitar a vida litúrgica na Diocese, oferecendo suporte integral (promoção, fortalecimento, acompanhamento e formação) , realizado em todos os âmbitos (diocesano, regional e paroquial); refletir o Cristo servo, levando sua presença a quem mais necessita, mediante um trabalho de comunhão; favorecer a participação ativa de jovens, crianças e famílias na vida eclesial, fomentando o conhecimento, a ministerialidade e o compromisso com a fé cristã; despertar entre os diocesanos o sentido do discipulado-missionário no seguimento a Jesus Cristo (DAp 20), através de sua vertente específica – a Sagrada Liturgia – pois “ao vivê-la, celebrando o Mistério Pascal, os discípulos de Cristo penetram mais nos mistérios do Reino e expressam de modo sacramental sua vocação de discípulos e missionários

Área Pastoral 6: Para ação social transformadora

A área pastoral 6 reúne as pastorais, movimentos e organismos que a partir de ações organizadas e articuladas e pelo compromisso com a comunidade se transformam em Pastorais Sociais.
Promove o testemunho eclesial da justiça, da caridade e da paz, a defesa da integridade da criação e incentiva o estudo e a prática da Doutrina Social da Igreja. O foco das ações desta área está na inclusão daqueles que estão nas periferias existenciais.

Área Pastoral 7: Para a cultura, educação , diálogo e comunicação

Esta Área Pastoral congrega pastorais que querem, por sua ação e testemunho, promover a cultura e espiritualidade do acolhimento. De acordo com a ação de cada pastoral tem objetivos específicos como: Promover o diálogo ecumênico e inter-religioso desenvolvendo o espírito de fraternidade e de cooperação entre as Igrejas Cristãs abertas ao diálogo; animar e articular a comunicação na Igreja do Brasil, com os meios e os processos de comunicação, tendo presente a cultura e as linguagens das novas tecnologias no anúncio do Reino de Deus aos povos; promover e defender os valores culturais, a educação e o ensino religioso. Ser a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação integrando os valores culturais à dimensão religiosa.

Vagas Diocese Santo André – Trabalhe Conosco

Se você tem paixão pelo que faz e garra para alcançar seus objetivos, junte-se ao time da Diocese Santo André.  Para alcançar seu objetivo de negócios, a empresa procura os melhores talentos e profissionais que queiram crescer continuamente com a empresa. Você se encaixa neste perfil? Acesse o site da empresa e envie o seu currículo.

Horário de Funcionamento Diocese em Santo André

  • Segunda a Sexta das 08h às 18h

Endereço e Telefone Diocese em Santo André

  • Praça do Carmo, 36 – Centro – Santo André – SP
  • Telefone: (11) 4469-2077

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário