Sabina Santo André

Sabina Santo André é uma instituição pública subordinada à Secretaria Municipal de Educação do município de Santo André. No local, é proporcionado aos visitantes a interação em experimentos lúdicos científicos, além de integrar laboratórios, bibliotecas multimídia e o Planetário Johannes Kepler.

O centro foi inaugurado em 11 de fevereiro de 2007  e reúne os conhecimentos relacionados às Ciências, Artes e Tecnologia. O local foi feito de modo que fosse um grande laboratório experimental, democratizando o acesso ao conhecimento científico com o funcionamento do centro interativo.

Sabina Santo André

Sua estrutura arquitetônica foi projetada pelo premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha, tendo mais de 24 mil m² sendo 14.000m² construídos, o espaço é divido em dois pavimentos. Desses, 11.000m² abrigam o pavilhão principal e na área de 3.000m² temos o Planetário e Teatro Digital, nos primeiros meses de inauguração já recebeu mais de 70 mil visitantes. O centro é muito frequentado por alunos e professores que buscam conhecimento físico e científico, como a trajetória da vida, por exemplo.

A Sabina se coloca como um espaço de grande importância para a produção de estudos acadêmicos, constituindo um dos mais importantes espaços de educação não formal na região do ABC paulista, tendo como visão se tornar um dos principais centros interativos de ciência e educação contemporâneo. Por conta da preocupação causada pela pouca importância que os estudantes tem no ramo científico, o espaço Sabina mostra modos de trazer de volta certo interesse, já que na Escola Parque estão à disposição os monitores, que são estudantes universitários dos cursos de Biologia, Engenharia Ambiental, Física, Pedagogia e Química e passaram por treinamento com o intuito de aperfeiçoar o atendimento aos visitantes, assim conduzindo o surgimento de curiosidade, reflexão e ensino-aprendizagem dos alunos e visitantes neste campo, tornando assim a ciência mais palpável e relevante aos estudantes e a sociedade. O espaço Sabina possibilita esse conhecimento de uma forma leve, sem uma grande profundidade em quesitos científicos. Como resultado, a Sabina constrói cidadãos, majoritariamente estudantes, mais éticos e críticos.

As exposições no espaço Sabina podem ser de quadros, fotografias ou qualquer outro material que se adéqua à Sabina, ou seja, materiais de conteúdo científico, elas variam. O espaço contém inúmeros atrativos curiosos como o “pinguinário”, aquário marinho, “serpentário”, simuladores de fenômenos naturais e sobrevoo, esqueletos de dinossauros, visita ao aparelho digestivo da boneca gigante “Nina”, exposição de artes laboratório musical, biblioteca e cidade do trânsito.





No local, o visitante pode encontrar um globo terrestre construído com materiais reutilizados, um mapa gigante da cidade de Santo André, um túnel que apresenta a teoria científica sobre a origem do universo e um espaço com experimentos físicos diversos, entre outras atrações disponíveis já citadas. Em todo empreendimento turístico atual do espaço há uma loja de souvenir à disposição daqueles que querem guardar uma lembrança do momento que vivenciaram ou presentar alguém próximo. A Sabina é um espaço destinado a educação, logo é evidente que os produtos da loja possuem características educacionais e turísticas, já que boa parte do público que visita o espaço não é de origem do município de Santo André.

Sabina Santo André História

Antes de Roma existir, quem habitava o Lácio (atual Itália) eram os sabinos. A lenda conta que os romanos, sob o comando de Rômulo, sequestraram as mulheres sabinas para povoar a recém-fundada cidade de Roma. Em represália, o exército sabino declarou guerra aos romanos e, em meio ao combate, as sabinas se posicionaram entre os dois grupos rivais, dispostas a se sacrificar pelo fim do conflito, forçando um acordo de paz que daria início ao crescimento e expansão romana.

Essa união entre Roma e os sabinos representou a troca de informações e culturas entre os dois povos, contribuindo para a formação do Império Romano. A Escola Parque do Conhecimento de Santo André adotou o nome Sabina baseada nesse exemplo histórico. Porque sua proposta é ser um espaço para o intercâmbio entre várias áreas do conhecimento.

Sabina Santo André Agendamento

A Sabina Escola Parque do Conhecimento oferece dois tipos de aulas monitoradas em seus ambientes: Aula Exploratória na Sabina ou Aula de Astronomia no Planetário. Para que sua escola ou grupo possa realizar qualquer uma das opções de aulas monitoradas oferecidas pela Sabina, é necessário fazer o agendamento prévio.

Sabina Santo André Preços

Para maiores informações sobre o preço da entrada entre em contato pelo telefone abaixo.

Vagas Sabina Santo André – Trabalhe Conosco

Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para a Sabina Santo André.

Horário de Funcionamento Sabina em Santo André

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h

Endereço e Telefone Sabina em Santo André

  • R. Juquiá, s/n – Vila Eldizia – Santo André – SP
  • Telefone: (11) 4422-2000

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário