Santo André: Cultura de rua agita Escolares

A cultura de rua marcou a abertura da 43ª edição dos Jogos Escolares de Santo André, ontem, 20 de agosto. O Ginásio Pedro Dell’Antonia, na Vila Pires, foi invadido por grafiteiros, dançarinos, jogadores de basquete, além de um MC (Mestre de Cerimônias) e DJ.

A evento de abertura começou com o tradicional desfile das escolas – neste ano são 55, entre públicas e particulares. Depois da execução do Hino Nacional e o da cidade, a estudante Letícia Dias Gonçalves, 12 anos, do Educandário Santo Antônio, acendeu a pira olímpica. Na sequência, foi a vez das batidas de hip hop invadirem o ginásio.

O grupo de desenhistas Unic, de Santo André, grafitou painel que representava a invasão do esporte no planeta. “O mais importante é o legado que deixaremos para os estudantes. Queremos difundir nossa cultura e despertar novos artistas para a nova geração”, comentou o grafiteiro Fabio Caetano, que estava acompanhado dos artistas Diego Raz, John Garrafa e Marcão.

Ao mesmo tempo que o grupo entrava em ação, jogadores de basquete de rua do time Soul Power davam show de enterradas para o público estudantil. E ainda o grupo de danças urbanas das oficinas de cultura de Santo André embalavam o som do break. O andreense Eduardo Key, campeão brasileiro de futebol freestyle, apresentou as mais inusitadas ‘firulas’ com a bola, para surpresa dos espectadores.





O diretor de Esporte de Santo André, Almir Padalino, avaliou que a cerimônia de abertura trouxe o reflexo das manifestações culturais e esportivas que ocorrem no município. “Pelo fato de Santo André ter esta característica urbana, procuramos buscar algo que ligasse o esporte com a cultura”, comentou. Os Jogos Escolares deste ano contam com a participação de cerca de 6.000 alunos, entre 9 e 17 anos.

Disputas começam hoje com jogos de basquete e futsal

Basquete e futsal feminino e masculino abrem hoje as disputas da 43ª edição dos Jogos Escolares de Santo André. Os ginásios da cidade, como Camilópolis e Parque Celso Daniel, serão palco de parte dos confrontos, que ocorrem no período da manhã e da tarde.

Assim como no ano passado, a competição conta com outras dez modalidades: atletismo, ginástica artística, handebol, judô, natação, caratê, skate, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

O torneio está previsto para terminar no dia 5 de outubro, com as provas de skate, que ocorrem desde a edição de 2010.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário