Santo André homenageia a comunidade japonesa com portal

Em uma cerimônia que celebrou os 30 anos de amizade com a cidade-irmã de Takasaki, a Prefeitura de Santo André inaugurou no último domingo (04) o Torii, portal que representa a separação do mundo físico do mundo espiritual, na Praça Presidente Vargas, na Vila Assunção.

A construção do portal em homenagem à imigração japonesa foi conquistada após grandes esforços da administração atual. O projeto, enviado por Takasaki, passou por quatro licitações nos últimos três anos. “Os trabalhos em conseguir o Torii para o município começaram no início do mandato”, afirmou o prefeito de Santo André. “Queremos agora transformar esta área em um espaço para a realização de exposições e eventos voltados à cultura japonesa. A finalização do portal foi a primeira conquista”, completou.





Os esforços em concluir a obra foram muito elogiados pela comunidade nipônica presente no evento, representada por Isaac Miyaoka, presidente da União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André, e por Roberto Sekiya, assessor parlamentar da deputada Keiko Ota.

“Como descendente, estou muito feliz em poder contribuir com mais esta homenagem à colônia”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama do município. Também esteve presente no evento o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Camilo de Lelis Arnaldi.

Após a inauguração, o prefeito convidou todos os presentes a passarem por baixo do Torii,que, para os orientais, representa a divisão entre o céu e a terra, e fazerem um pedido.

Na ocasião, também foi comemorado o Dia das Meninas (Hinamatsuri), originalmente celebrado em 3 de março, com a distribuição de origamis em forma de tsuru (cegonha, em japonês, símbolo de felicidade e juventude eterna) para todas as meninas.

Fonte: Prefeitura de Santo André





Deixe seu comentário