Santo André realiza Ciclo de Palestras em comemoração ao Mês do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado oficialmente no dia 5 de junho, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Centro de Referência em Saneamento Ambiental e da Gerência de Extensão e Mobilização Ambiental da autarquia, promoverá a partir do próximo dia 7 de junho o III Ciclo de Palestras do Mês do Meio Ambiente.

Neste ano o evento traz grandes temas de repercussão pública como mudanças climáticas, arborização urbana, política nacional de resíduos sólidos, educação ambiental e alimentação e saúde.

Nomes importantes do cenário ambiental brasileiro serão responsáveis por conduzir as discussões, como o Coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Paulo Saldiva; o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP que também já participou de 12 expedições à Antártida, Rubens Junqueira Villela; a professora e chefe do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Dr. Marília Freitas de Campos Tozoni Reis, entre outros.

Este ano as palestras ocorrerão no período noturno, no auditório do Centro de Referência, localizado no prédio sede do Semasa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da autarquia em semasa.sp.gov.br.

Eventos na cidade
A Prefeitura de Santo André, por meio de seus departamentos, também promoverá diversos encontros por todo o município. No dia 05 de junho haverá a abertura oficial das comemorações no Parque Ipiranguinha das 9h às 16h.

Nos dias 9 e 10, às 19h30 e às 14h30 respectivamente, acontecerão exibições do filme “Home – Nosso Planeta, Nossa Casa” no auditório do Parque Escola. No dia 21 às 14h, também no Parque Escola, ocorre a Oficina de Papa Pilhas e no dia 22, às 9h30, será realizado o plantio de mudas nativas de Mata Atlântica na Praça 14 Bis.

Em Paranapiacaba o mês do meio ambiente será celebrado em várias ações na Vila, já que o Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba foi escolhido pelo Departamento de Parques e Áreas Verdes como o “Parque do Mês”.





Serviço
III Ciclo de Palestras do Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André
Local: Auditório do Centro de Referência
Endereço: Avenida José Caballero, 143 – Centro – Guia de Santo André
Horário: 18h às 22h
Inscrições pelo endereço: semasa.sp.gov.br

07/06 – Abertura do Ciclo de Palestras e Aniversário do Centro de Referência
Tema: “Mudanças Climáticas e Poluição Atmosférica”
Dr. Paulo Saldiva- médico patologista e Professor Titular da Faculdade de Medicina da USP
Dr. Rubens Villela – professor aposentado do Instituto de astronomia, geofísica e ciências atmosféricas da USP

08/06 – Tema: “Arborização Urbana”
Jés Neves- rngenheiro agrônomo do Departamento de parques e áreas verdes da Prefeitura de Santo André.
Raul Pereira – arquiteto e doutor em Paisagismo pela Universidade de São Paulo. Consultor e especialista na elaboração Projetos paisagístico também com inserção em Educação Ambiental.

14/06 – Tema: “Política Nacional de Resíduos Sólidos e Consumo Sustentável”
Prof. Fernando Tabet – advogado, mestre em direito internacional pela USP, especialista em direito ambiental pela USP e em direito processual pela FGV. Professor da pós-graduação da FGV.
Iracelis Imaculada Santos – engenheira Química, com pós-graduação em Gestão Ambiental. Assistente de Diretoria do Departamento de Resíduos Sólidos do SEMASA

15/06 – Tema: “Alimentação e Saúde”
Claudete do Carmo Rocha Luz – nutricionista graduada pela Universidade Bandeirantes de São Paulo e pós–graduada em Obesidade e Emagrecimento. Nutricionista do PSF – Programa de Saúde da Família – Secretaria Municipal de Saúde.
Cicera Edvani de Lima Cordeiro – Nutricionista graduada pela Universidade Metodista de São Paulo. Nutricionista do Programa Alimente-se bem – Sesi (Serviço Social e Indústria).

30/06 – Tema: “Educação Ambiental”
Prof. Dra. Marilia Tozzoni – pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas  e livre-docente pela Universidade Estadual Paulista

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social





1 resposta

  1. Jamil Batista da Silva 31 de maio de 2011

Deixe seu comentário