UBS de Santo André está sem remédio há três meses

Os moradores do Jardim Ana Maria e Jardim Itapoan, na cidade de Santo André, afirmam que desde novembro a UBS (Unidade Básica de Saúde) que atende os bairros não tem medicamentos de controle de diabetes e pressão alta para entregar aos pacientes.

Os funcionários do posto orientam que os usuários devem procurar os remédios em outras unidades de saúde. “Mas não há medicamentos disponíveis na rede toda”, disse o aposentado Genésio Julio, que faz uso de remédio para diabetes.

Alguns usuários acusam funcionários do posto de distribuírem remédios para moradores. “No posto há apenas dipirona. Quando há remédios, são distribuídos para os mais amigos dos funcionários”, disse Júlio.





Porém, o caso mais grave é da aposentada Maria Elisa de Souza, que desde novembro precisa de remédios para diabetes, e tem que comprar os comprimidos.

O líder comunitário João Pereira enviou três solicitações à prefeitura por intervenções na entrada do imóvel que abriga a unidade. “Não há acessibilidade para cadeirantes e deficientes físicos” argumentou.

Já a dona de casa Antonia de Araújo reclamou que o atendimento na unidade deixa a desejar. “Temos de esperar mais de uma hora para fazer medição de glicemia ou pressão, pois os funcionários estão ocupados fazendo outras funções.”

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Santo André informou que não vai se manifestar sobre o assunto.

Fonte: ABCD Maior





Deixe seu comentário