Banda da Baxaria agita ruas do centro de Santo André

Há 32 anos a Banda da Baxaria percorre o centro da cidade Santo André com seis instrumentos de sopro de metal tocados por senhores entre 60 e 80 anos na frente e cinco percursionistas atrás, rodeados por cerca de duzentos foliões. Alguns integrantes da Banda são do Clube 1° de Maio e do Ocara Clube.

“O número inicial é duzentos, mas quando chegamos à Oliveira Lima, muita gente se junta e fazemos um grande baile a céu aberto” explica um dos 13 fundadores que prefere não ter seu nome associado à banda, “A banda é de todos, não gostamos de personificar ninguém. Faz parte da brincadeira” justifica.

A concentração começa exatamente às 12h 32 minutos e 45 segundos do dia 18 de fevereiro, sábado de carnaval, na esquina da rua Elisa Fláquer com a Álvares de Azevedo. Passando pela Bernardino de Campos a banda segue por cerca de duas horas e meia. No encerramento é entregue um troféu para o folião mais animado, engraçado ou com a melhor fantasia.

Segundo o fundador, a maioria das pessoas vai fantasiada – desde fantasias elaboradas até improvisadas – “Há foliões fantasiados de mendigo e mendigos de verdade seguindo o bloco, não se sabe quem é quem”.





A ideia é lembrar os carnavais de outrora, em que havia também muita “troca de sexo”, ou seja, homens vestidos de mulher e vice-versa, “A festa tem a base do carnaval histórico e dos ‘blocos dos sujos’ nos quais as pessoas se sujavam de farinha, tinta etc. E também trocavam os gêneros” explica o fundador.

Camisetas
Todos os anos a banda tem uma camiseta com um cartoon, sempre com uma crítica inteligente e bem humorada sobre um problema do mundo, “No ano passado o tema era referente à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte”.

As camisetas são patrocinadas por nove parceiros da banda. Parte delas é vendida e com o dinheiro compra-se cerveja de refrigerante para brindar a saída da banda, confete e serpentina.

Este ano o tema da camiseta é a era da tecnologia. O emblema é “ETs (extraterrestres), EBs (extrabaxarias) e elas na era da Galaxialização”. Por isso se você vir um bando de foliões alegres de camiseta “azul espaço” e “verde ET”, junte-se a eles: à Banda da Baxaria.

Para adquirir a camiseta, ligue para o fundador no telefone (11) 4972-1006.

Fonte: Repórter Diário





Deixe seu comentário