Esporte Clube Santo André


Esporte Clube Santo AndréO Esporte Clube Santo André é um clube brasileiro de futebol da cidade de Santo André, no estado de São Paulo.

Também é conhecido como Ramalhão por causa de seu mascote João Ramalho, que foi o fundador do clube. Suas cores são o azul e branco.

Fundação

Na data de fundação do Santo André, o que se tinha era a esperança de criar um clube que se rivalizasse com os principais expoentes do futebol paulista. Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e tantas outras cidades brilhavam com seus representantes, o que motivou a criação do time da própria cidade. A ideia surgiu na Liga de Futebol, do presidente da entidade, Wigand Rodrigues dos Santos. Ganhou corpo, evoluiu, e foi sacramentada com a fundação do clube.

O lançamento oficial do Santo André Futebol Clube (nome antigo do clube), como clube profissional, candidato à disputa do Campeonato da Federação Paulista de Futebol, ocorreu em 20 de janeiro de 1968, no Paço Municipal de Santo André, com muita festa. Em 22 de março de 1975, o Santo André Futebol Clube passou a chamar-se Esporte Clube Santo André, nome que é utilizado até os dias de hoje. Foram trocadas também as cores do uniforme. O verde e amarelo deu lugar ao azul e branco.

Fatos marcantes

Esporte Clube Santo AndréEm 1984, pela primeira o Santo André participou da primeira divisão do Campeonato Brasileiro e fez boa campanha terminando em 10º lugar.

Vinte anos depois, atingiu a sua maior glória. Após eliminar clubes poderosos como Atlético-MG e Palmeiras, o time do Grande ABC chegou à final da Copa do Brasil e conquistou o título ao derrotar o Flamengo por 2 a 0 em pleno Maracanã.

Em 2005, teve uma inédita participação na Taça Libertadores da América mas foi eliminado na primeira fase.

Em 2008, ao classificar-se como vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série B, o Esporte Clube Santo André voltou à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro depois de vinte e quatro anos.

Títulos

Nacionais

Copa do Brasil (2004).

Estaduais

Campeonato Paulista - Série A2 : 3 (1975) (1981) e (2008).

Copa Paulista (2003).

Categorias de base

Copa São Paulo de Futebol Jr. (2003).

Campanhas em Destaque

• 10º Lugar Campeonato Brasileiro Série A - 1984.
• 6º Lugar Campeonato Paulista - 2009
• 2º Lugar Campeonato Brasileiro Série B - 2008.
• 2º Lugar Campeonato Brasileiro Série C - 2003.
• 2º Lugar Campeonato Paulista A2 3 vezes — 1974, 1979 e 2001.
• 2º Lugar Copa FPF - 2002.

Hino Oficial

O hino do Esporte Clube Santo André ("Santo André do Coração") é de autoria de José da Conceição Souza

Artilheiros

O maior artilheiro do EC Santo André é o atacante Tulica com 63 gols marcados,em segundo lugar está Sandro Gaúcho com 58 gols, e em terceiro lugar está o meio-campista Arnaldinho com 52 gols marcados.

Torcidas

Fúria Andreense: É a maior torcida organizada do Grande ABC, com mais de 2 mil sócios, foi fundada dia 21 de outubro de 2000. A torcida esteve presente em momentos importantes da equipe do ABC, entre eles estiveram o acesso ao Campeonato Brasileiro Série B em 2003, a conquista mais importante do Esporte Clube Santo André que foi a Copa do Brasil em 2004, e também no acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro em 2008.

T.U.D.A: É a torcida mais antiga do grande ABC, foi fundada em 1981, e sempre esteve presente com o Ramalhão em suas grandes conquistas.

Ramalhão Chopp: Foi fundada dia 15 de janeiro de 2005, por quatro ex-membros da torcida Fúria Andreense. Também esteve presente em importantes momentos do Santo André, com o seu estilo ultras/ barra brava a torcida é destaque, vem crescendo muito junto com o time..

Ranking da CBF

• Posição: 54º
• Pontuação: 328 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Clássicos

Santo André x São Caetano - San-São do ABC

Santo André x São Bernardo - Clássico do ABC

Santo André x Mauaense - Clássico do ABC

Santo André x Palestra de São Bernardo - Clássico do ABC

 



  Sobre o EncontraSantoAndré
Fale com EncontraSantoAndré
Anuncie no EncontraSantoAndré
Cadastre sua Empresa no EncontraSantoAndré (grátis)



Termos EncontraSantoAndré | Privacidade EncontraSantoAndré


Bandeira de Santo André