> >

Museu Doutor Octaviano Armando Gaiarsa de Santo André

Museu Doutor Octaviano Armando Gaiarsa de Santo André

O Museu Doutor Octaviano Armando Gaiarsa de Santo André, dedica-se à pesquisa, coleta, conservação e exposição de objetos, imagens fotográficas e documentos relacionados às transformações históricas, urbanas e sociais, econômicas e culturais da cidade.

Encaixa-se na tipologia de Museu de Cidade, que tem entre seus princípios a garantia do acesso ao conhecimento sobre objetos, documentos, fotografias e informações relacionadas ao cotidiano de Santo André. Suas principais atribuições estão voltadas para a documentação, conservação e exposição de bens culturais que estão sob sua guarda.O resultado desse trabalho pode ser sentido no desenvolvimento de atividades educativas e culturais voltadas aos munícipes. Acervo -

O acervo do Museu de Santo André é composto por objetos, fotografias, documentos, livros, jornais e revistas, além de artigos de jornais colecionados na hemeroteca. Esses bens culturais são referências da história e memória da cidade. Os mais antigos são do final do século XIX e os mais recentes são do ano de 2007.

Percebe-se que não é só aquilo que é antigo que interessa ao Museu. Nos interessam materiais que estejam ligados à história de Santo André e de seus moradores. Eles são trazidos por moradores, transferidos de outros órgãos ou coletados pela própria equipe do Museu. Os técnicos do Museu são especializados em realizar a captação e avaliação das doações ou transferências. Atualmente, o Museu conta com mais de 43.000 itens em seu acervo.

Os bens culturais não ficam sempre em exposição, por duas razões: primeiro, porque eles são apresentados quando o tema da exposição é pertinente, garantindo-se que sejam valorizados em todo seu significado; e, segundo, porque a maioria dos bens se deteriora em contato com as condições ambientais das exposições, como luz direta, contato com os visitantes, etc. Se eles não estão expostos, ficam guardados em local próprio ao abrigo das condições ambientais adversas.

Está em curso o projeto “Museu de Santo André – Museu em Imagens”, com aprovação da Lei Rouanet e patrocínio da Petrobras. O projeto visa a informatização e preservação do acervo do Museu, além de proporcionar uma consulta mais ágil. Um total de 27 mil itens estão sendo trabalhados e, ao final do processo, poderão ser acessados em terminais de consulta instalados na Biblioteca do Museu.

Museu Doutor Octaviano Armando Gaiarsa de Santo André
Rua Senador Fláquer, 470 - Centro - Cidade Santo André - SP
CEP: 09010-160
(11) 4438-9111




  Sobre o EncontraSantoAndré
Fale com EncontraSantoAndré
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Santo André no Facebook siga o Encontra Santo André no Twitter Encontra Santo André no Google+

Termos EncontraSantoAndré | Privacidade EncontraSantoAndré


Bandeira de Santo André