Planetário Johannes Kepler em Santo André

Planetário Johannes Kepler em Santo AndréO Planetário Johannes Kepler em Santo André, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento é o único com sistemas de projeção ótico e digital de forma sincronizada para reproduzir quase 6 mil estrelas pontuais, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza.

Para proporcionar uma experiência inesquecível em um céu estrelado, foram integrados dois projetores que exibem imagens em 360º (full dome).

O resultado é um conjunto tecnológico de última geração que reúne um sistema imersivo de altíssima qualidade para a reprodução de imagens, vídeos e animações, proporcionando incríveis efeitos visuais.

O projetor instalado no planetário Johannes Kepler foi fabricado pela Empresa Alemã Carl Zeiss, modelo Starmaster SB e que utiliza sofisticado sistema de automação eletromecânica, combinado com aparato ótico de qualidade sem precedentes. Com ele, as estrelas e os planetas são projetados sobre uma cúpula em formato hemisférico de 18 metros de diâmetro. Sob ela, a platéia, acomodada em 247 poltronas e 13 espaços para cadeirantes, tem a ilusão de observar o céu real, ou muito próximo disso.

Educação

Todos esses recursos técnicos têm o objetivo de ensinar e divulgar a Astronomia e suas ciências correlatas. Dentro dessa proposta, o Planetário Johannes Kepler, localizado nas instalações da Sabina Escola Parque, um espaço da Secretaria de Educação de Santo André, estruturou diretrizes pedagógicas atuais voltadas para diferentes públicos e educadores nas diferentes áreas que atuam.

Nesse espaço que agrega a popularização do conteúdo científico, a reflexão e a discussão sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade e no meio ambiente têm como intuito propiciar o aprendizado de forma significativa e contextualizada, pelo qual a articulação entre as disciplinas propiciem a aquisição de habilidades e competências, com objetivo de formar um cidadão crítico.

Como todas as instalações da Sabina, durante a semana, as apresentações do Planetário são exclusivamente para os alunos de escolas agendadas

Funconamento

Aos finais de semana e feriados, adultos e crianças poderão assistir à sessão do Planetário em dois horários: às 13h30 e 16h.

Tema da sessão: Limite

Nesta sessão, o público é convidado a embarcar em uma jornada para explorar os limites do Universo. Durante essa viagem, são mostrados os instantes iniciais do Big Bang e como ele evoluiu para a estrutura que observamos hoje, mostrando a formação das galáxias, das estrelas e de nosso Sistema Solar.

Indicação: público infanto-juvenil e adulto, duração aproximada 30 minutos.
Não recomendamos sessões de planetário para crianças menores de 5 anos.

Como participar

Aos sábados, domingos e feriados, a partir das 12h, os visitantes que já se encontram dentro da Sabina e tiverem interesse em assistir uma das apresentações da programação deverão retirar cartão individual da sessão pretendida, segundo ordem de chegada na fila do guichê de informações do Planetário, na área interna da Sabina (no piso térreo).

Cada visitante terá direito, ao adquirir ingresso, a assistir somente uma sessão da programação disponível no dia. Os cartões serão distribuídos até se esgotarem, por ordem de chegada, somente para quem estiver na fila, mediante apresentação do ingresso adquirido na Sabina.

Capacidade da sala de projeções do Planetário: 247 lugares, mais 13 para cadeirantes.

O astrônomo Johannes Kepler

Planetário Johannes Kepler em Santo André

 

Johannes Kepler, que dá nome ao planetário da Sabina Escola Parque do Conhecimento, foi um astrônomo alemão que viveu entre 1572 a 1630.

Das suas obras destaca-se a ficção científica de 1620, que descreve uma viagem à Lua.
Kepler tentou estabelecer relações entre as distâncias dos planetas e o centro da Terra com cinco sólidos geométricos regulares.

O destaque fica para a obra Produmus que defende o sistema de Copérnico sobre qual a força que retinha os planetas em sua órbita em torno do Sol.



Serviço

Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André

Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência.

Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.

Horário de Funcionamento:
das 9 h às 17h para escolas agendadas de terça a sexta.
Aos finais de semana, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 17 horas.

Planetário Johannes Kepler em Santo André
Endereço: Rua Juquiá, s/nº - Cidade Santo André - SP
Telefone: 0800 019 19 44




  Sobre o EncontraSantoAndré
Fale com EncontraSantoAndré
Anuncie no EncontraSantoAndré
Cadastre sua Empresa no EncontraSantoAndré (grátis)



Termos EncontraSantoAndré | Privacidade EncontraSantoAndré


Bandeira de Santo André