História de Santo André

História de Santo AndréSanto André é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de São Paulo, integrando um grupo de municípios conhecidos como Região do Grande ABC. Sua população estimada em 2008 foi de 671.696 habitantes.

Ocupa uma área de 175 km², o que resulta numa densidade demográfica de 3.816,52 hab/km².


Como surgiu

O nome da cidade remonta à antiga vila de Santo André da Borda do Campo, que existira na região do Grande ABC. Esta vila fora fundada por João Ramalho, que se uniu à índia Bartira, filha do cacique Tibiriçá, da tribo dos Guaianases. Em 8 de abril de 1553, o seu pedido de transformar a região em que vivia em Vila foi atendido pelo governador-geral Tomé de Sousa.

Brazão de Santo AndréEm 1558, Ramalho passou a governar a vila como alcaide-mor. Em 1560, devido às rivalidades entre os padres jesuítas de Piratininga e o alcaide, além dos conflitos com os povos indígenas da Confederação dos Tamoios, o governador-geral Mem de Sá decidiu extinguir o povoado ramalhense, transferindo seus moradores para a Vila de São Paulo existente nos campos de Piratininga, junto ao Pátio do Colégio.

Em 1889 foi instalado o município de São Bernardo, que incluía o território do atualmente denominado Grande ABC, que corresponde a Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O nome Santo André só ressurgiu em 1910, com a criação de um distrito às margens da São Paulo Railway ou Estrada de Ferro Santos Jundiaí. Nesta época, a região constituía o bairro da estação, do município de São Bernardo.

(maiores informações poderiam ser adicionadas com alguma consulta ao Museu Municipal, localizado na Rua Senador Fláquer).

Demografia

Grande parte da população da cidade descende de imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, japoneses e alemães. Mas não se deve desconsiderar a história paulista anterior à imigração, com formação de origens portuguesa, indígena e africana.

Ainda, desde a década de 1960, o fluxo migratório de pessoas de outros estados para a cidade aumentou bastante. Estima-se que, atualmente, cerca de 20% da população de Santo André não seja paulista. Baianos, mineiros e paranaenses são os migrantes mais numerosos.

Geografia

Santo André situa-se a uma altitude média de 760 metros.

O clima da cidade, como em toda a Região Metropolitana de São Paulo é o subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e subseco. A média de temperatura anual gira em torno dos 20ºC, sendo o mês mais frio Julho (Média de 15°C) e o mais quente Fevereiro (Média de 23°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1300 mm.

Economia

Como ocorreu com a maior parte dos municípios do ABC Paulista, região à qual a cidade de Santo André é integrante, a partir da segunda metade dos anos 1980, a economia da região que era marcada pela indústria metalúrgica, começou a enfrentar outra realidade. Com a "guerra fiscal", principalmente promovida por outras cidades do interior paulista (uma vez que Santo André também é interiorana), que ofereciam terrenos praticamente de graça e tributos bem menores, muitas empresas metalúrgicas começaram a sair da cidade.

A maior parte destas empresas de Santo André produzia componentes para montadoras automobilísticas da região, como a Volkswagen, a Scania, Ford, Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, e General Motors, em São Caetano do Sul.

Shopping ABCAlém do setor de autopeças, os de componentes para refrigeração, eletroletrônicos, e produtos de borracha, como pneus, também formavam a característica industrial de Santo André.

Mas o cenário econômico de Santo André, que se baseava na indústria, mudou bastante. Outros fatores, além da guerra fiscal, também fizeram com que este cenário mudasse: mão de obra mais barata em cidades do interior e mudança no perfil de consumo merecem destaque na análise da mudança do comportamento econômico de Santo André.

A partir dos anos 1990, o setor de comércio e serviços começou a crescer e ser opção para o crescente desemprego na região, no período transitório da indústria para o setor de serviços. Vários galpões de fábricas tradicionais se transformaram em shopping centers, lojas de automóveis e até mesmo grandes templos de igrejas evangélicas.

Exemplos são o terreno da Black & Decker, que atualmente é o Shopping ABC Plaza, na avenida Industrial, Bairro Jardim; onde era a empresa metalúrgica Festo, hoje é o supermercado Coop, na Avenida Pereira Barreto, Vila Gilda; o terreno antes ocupado pela KS Pistões, também na Avenida Pereira Barreto, Bairro Paraíso, hoje é um conjunto residencial de classe média, entre outros vários exemplos.

Uma maior abertura econômica ao capital externo, iniciada no governo de Fernando Collor de Mello e intensificada no governo de Fernando Henrique Cardoso, também contribuiu para a mudança do cenário econômico de Santo André e do ABC Paulista. Era mais vantajoso para grandes empresas e para o consumidor comum optar por produtos estrangeiros. Assim, muitas empresas metalúrgicas de componentes viram os lucros caírem

Perfil criminal

Santo André possui seis distritos policiais e é servido por dois batalhões de Polícia Militar, com várias companhias.

De acordo com levantamento da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, em 2005, os delitos mais registrados em Santo André são assaltos, roubo e furto de veículos, sequestro relâmpago e sequestros. A região do ABC Paulista, entre 2001 e 2003, quando o número de sequestros assustou a Polícia Civil de São Paulo abrigava uma boa parte de cativeiros, só perdendo para a zona Sul da capital paulista.

O número de roubos de furto de veículos ainda assusta, tanto é que o seguro de um carro popular registrado em Santo André é mais caro que o seguro registrado em outras regiões de São Paulo. O desemprego e a necessidade de um efetivo policial maior são apontados como motivos para a violência que ainda preocupa Santo André e outras cidades de dimensões semelhantes.

Andreenses ilustres

Diego Hypólito• Diego Hypólito - ginasta
• Daniele Hypólito - ginasta
• Danilo Gentili - jornalista e comediante - o repórter inexperiente -, trabalha atualmente na Rede Bandeirantes
• Dani Calabresa - apresentadora e comediante, trabalha atualmente na MTV Brasil
• Angélica Ksyvickis - apresentadora de TV, trabalha atualmente na Rede Globo
• Regiane Alves - atriz, trabalha atualmente na Rede Globo
• Lucélia Santos - atriz.
• Jeronimo Maria Barreto Claudemir da Silva - futebolista ("Cacau")
• Celso Daniel - político, prefeito da cidade pelo PT (Partido dos Trabalhadores), assassinado em 2002
• Edson Cordeiro - cantor
• Sandro Dias - skatista, também conhecido como Mineirinho
• Karen Jones - skatista, campeã mundial em 2006
• Luís Sacilotto - artísta plástico, arte concreta
• Jose Cicote - sindicalista, fundador do PT e da CUT, eleito Dep.Estadual
• Milena Toscano - atriz, trabalha atualmente na Rede Globo
• Letícia Colin - atriz, trabalha atualmente na Rede Record
• Camila Rodrigues - atriz, trabalha atualmente na Rede Globo
• Alexandre Lima de Araújo - mais conhecido como Chileno, Lutador de Vale Tudo conhecido pelo Brasil
• Alessandra Samadello - cantora evangélica.

Fonte: Wikipédia




  Sobre o EncontraSantoAndré
Fale com EncontraSantoAndré
Anuncie no EncontraSantoAndré
Cadastre sua Empresa no EncontraSantoAndré (grátis)



Termos EncontraSantoAndré | Privacidade EncontraSantoAndré


Bandeira de Santo André